quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Solucionando o futebol de seleções
quarta-feira, 22 de outubro de 2025
O Brasil sempre um passo atrás
Na atual administração, comandada pela ministra Marina Silva houve uma crescente preocupação com o meio ambiente, aumentando a preservação e também maiores investimentos estrangeiros.
No entanto, a pressão política fez um desmantelamento na lei ambiental e para fechar com chave de ouro, liberaram pesquisas em um ecossistema extremamente sensível e de suma importância para a manutenção da vida principalmente na região Amazônica e por consequência em todo o Brasil.
Apostar em petróleo como matriz energética e econômica para o desenvolvimento de um país que é extremamente favorável para o desenvolvimento e utilização de energias renováveis é de uma falta de inteligência sem tamanho.
Seguindo esse caminho, o país se torna vilão ambiental, perde investimentos e segue dependente das hidrelétricas, ou seja, perde em todos os setores e ainda aumenta a pobreza nessas regiões que tem como base econômica a ligação firme com a natureza. É melhor, por exemplo, fomentar a adoção de placas solares pela população do que simplesmente fazer com que pessoas de baixa renda fiquem isentas de pagar a conta de energia, pois alguém, leia-se todos os pagadores de impostos tem que manter o funcionamento das empresas que mantém o fornecimento da energia elétrica.
Ainda, mais recentemente no estado de São Paulo e como acontece em todo o Brasil, houve inúmeros apagões por conta de temporais. Ora, a degradação ambiental só vai aumentar essas ocasiões e muita gente pode morrer. Parece que a vida de cada ser vivo se tornou meramente ilustrativo.
Reta final da libertadores:
Racing x Flamengo: Flamengo
LDU x Palmeiras: Palmeiras
Campeão: Flamengo
Segue música A força do Amor na minha voz:
quinta-feira, 16 de outubro de 2025
O aperfeiçoamento do VAR
A utilização da tecnologia no futebol sempre rendeu muita discussão porque a maioria não quer que a dinâmica do jogo seja alterada, ou seja, não quer que a emoção do esporte seja perdida. Contudo, estamos falando de uma maior equidade e isonomia na hora da decisão de arbitragem.
Os fatores externos não podem pesar tanto e para isso é que o VAR tem maior efetividade. O fato de se ter a oportunidade de avaliar melhor aquela jogada com um certo grau de tranquilidade aumentaram os acertos, evitando erros claros.
O advento do impedimento semi automático resolveu de uma vez por todas os erros nesse quesito do jogo e o desafio do VAR trouxe a responsabilidade do resultado para quem define que são jogadores e técnicos. Agora não tem mais como colocar a culpa da derrota na arbitragem, já que quem vai definir a revisão de determinado lance ou não é o corpo técnico e a honestidade do jogador, já que erros retiram o número dos desafios.
O último ponto a ser aperfeiçoado é o fato do tempo ser parado no momento desse desafio para que aja tranquilidade em todo o processo, deixando o público também atento ao que está sendo analisado.
Segue música Olha na minha voz:
Outubro Rosa: Mês de prevenção ao câncer de mama. Se proteja fazendo o auto exame e a mamografia.
quarta-feira, 8 de outubro de 2025
O perigo mora nas estradas
O número de mortes no trânsito brasileiro é enorme, principalmente pela falta de preparo que o motorista tem, muitas vezes por andar sem carteira ou simplesmente por não ter tido boas aulas de trânsito.
É muito importante o aumento de lombadas e de radares nas rodovias para haver obrigatoriamente redução de velocidade já que ninguém gosta de perder dinheiro, principalmente com multas.
Não se pode haver facilidade para que um maior número de pessoas possam estar legalizadas no trânsito. Deve haver em si um processo contrário que cobre das autoescolas uma rigidez maior na qualidade do ensino teórico e prático, deve haver por parte do governo uma fiscalização maior e principalmente que os instrutores tenham qualificação profissional para exercer a função. Qualquer tipo de negligência em todo esse processo é um erro fatal.
Segue música Linda Demais na minha voz: