segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Abel Braga e Internacional: Um encontro de almas

Dois feitos históricos da carreira vencedora do Abel Braga se entrelaçam com o Internacional.

O primeiro é o título do mundial de clubes contra o Barcelona com aquele histórico gol do Gabiru em cima do Barcelona do Ronaldinho. Nisso é mostrado a capacidade do Abel de gerir bem o elenco e deixar que todos se sintam importante dentro do elenco.

Praticamente vinte anos depois, ele volta para Porto Alegre simplesmente por amor ao clube, já que está aposentado e não quis receber nada por isso e consegue salvar o clube de um rebaixamento dado como certo, já que o elenco estava desunido e sem confiança. Em dois jogos, ele mudou a história com novamente sua capacidade de união em torno de uma causa comum. Ele transforma o profissionalismo dos jogadores em sentimento para jogar por eles, pela família e pela torcida tendo na área técnica um ser humano que assume responsabilidades e deixa o campo falar por si.

Infelizmente nessa volta, o Abel protagonizou o machismo que está inserido em nossa sociedade e com seria bom se homens com credibilidade falassem em prol da vida das mulheres.

Segue música Toque de Mágica na minha voz: 



segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Revendo: Yu Gi Oh: É hora do duelo

Seguindo nossa jornada nostálgica com a febre dos animes no início dos anos 2000, seguimos os passos de Yugi que é um garoto muito tímido e ingênuo que ao receber uma relíquia do milênio, a cada duelo se transforma no faraó Yami que é o rei dos jogos.

A primeira temporada se concentra no Reino dos duelistas, onde o grande vilão é Pegasus que no final é mais uma vítima do espírito corrompido da relíquia milenar de Bakura que é o grande vilão de toda a história.

É impressionante que mais uma vez a amizade é o grande propulsor da história. É muito legal toda a relação entre Yugi, Tea, Joe e Tristan. 

Apesar do anime se chamar Yu Gi Oh e por lógica o protagonismo ser do Faraó Yami que está na relíquia do Yugi, todos os personagens apresentados tem suas histórias bem contada e desenvolvida com destaque para o Joe que é muito atrapalhado e aos poucos vai amadurecendo com sua entrega total na cidade das batalhas onde enfrenta Marick e quase ganha no episódio de mais emoção de todo o anime.

Outro grande destaque é Kaiba que é o grande antagonista da história, variando no papel de heroi e vilão, mas no fim entende seu passado e também a importância de colocar o seu coração em tudo que faz, pois independente do quanto de dinheiro se tem, o que vale mesmo é a fé e acreditar até o fim.

Todo duelo é muito legal de acompanhar com reviravoltas apoteoticas e com tudo se interligando entre as temporadas. Não ficam pontas soltas e mesmo na temporada do Noah que não é canônica do Mangá, apesar de arrastada, leva toda a emoção e surpresa que carrega a história.

Segue música Por te amar assim na minha voz:



segunda-feira, 24 de novembro de 2025

A Chape voltou!

A Chapecoense está de volta a série A, depois de 6 anos, correndo o risco em algumas edições de cair para a série C. Ela conseguiu novamente se reinventar. 

Se tornou um dos primeiros clubes do país a conseguir fazer uma recuperação jurídica de forma completa e assim recomeça do zero.

A confiança da torcida voltou e assim a Arena Condá volta a ser aquele temido alçapão para os adversários e o mais emblemático de tudo é que ela volta no ano em que se completa 10 anos daquele trágico acidente. Os que se foram  intercede pelos que lutam para manter vivo o amor por esse clube que era muito simples e agora está entre os gigantes.

Não será fácil, mas existe boas perspectivas para um futuro que renove a esperança do torcedor de fazer campanhas dignas na série A e reencontrar o caminho da América.

Segue música Acima do Sol na minha voz:





segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Revendo: Digimon

O anime Digimon é uma experiência que mexe com todos os sentimentos humanos e ensina que tudo tem que ser vivido em equilíbrio para sustentar a vida e todas as suas complexidades.
Temos oito personagens envolvidos na história com o Tai representando a coragem, Matt e a amizade, Izzi e a inteligência, Mimi e a sinceridade/ingenuidade, Joe e a confiança, TK e a esperança, Sora e o amor, Kari e a luz que rege toda a vida.
Todos tem seus momentos de destaque e as suas vivências de acordo com os que seus sentimentos geram em si próprios, aquela tensão de serem fiéis ou flexíveis ao que acham certo ou errado e tudo o que a sociedade propõe de acordo com as leis e principalmente na ótica da ética.
As batalhas são incríveis, os diálogos são sensacionais, as relações entre os personagens são camadas de emoções e os digimons parceiros deles deixa tudo ainda mais completo.
Eles desafiam os humanos a compreenderem as suas emoções e principalmente demonstrarem que é totalmente normal terem fragilidades, afinal ninguém é 100% o tempo todo, todos somos passíveis de erros que geram a maturidade ao longo do tempo. Tem que se respeitar a naturalidade do desenvolvimento e suas fases.
Os vilões realmente são um show a parte, todos geram o medo e a sensação de que tudo pode dar errado para os protagonistas, tanto que ao longo da história, sacrifícios são necessários para que tudo dê certo no fim.
Segue música Sutilmente na minha voz:




segunda-feira, 10 de novembro de 2025

O conto de fadas futebolístico

Era uma vez um clube chamado Leicester que nunca figurou entre as principais potências da Inglaterra, nem sequer poderia ser tratado como um time com condições de ir para uma competição no continente e que vivia entre a Championship e a Premier sem expressão nenhuma.

Na temporada 15/16 tinha um elenco normal, um técnico de táticas e de vida muito simples como o Ranieri que era conhecido como campeão meio que ao acaso. Na época não se tinha expectativa nenhuma com Kante, Mahrez, Schmeichel e Vardy.

O Vardy inclusive vinha de jogos disputados em divisões bem abaixo no país, já com idade muito avançada para despontar no futebol. E o incrível aconteceu 

Um time como esse se tornou campeão da premier league derrubando principalmente Liverpool, Arsenal, Manchester City, Manchester United e Chelsea. É algo que ficará eternizado na memória de todo amante do esporte, já que muitos no final que nem torciam para o Leicester, já estavam torcendo pelo milagre. É algo que emocionou a todos, finalizando com o show de Andrea Bocelli. 

Segue música Sentimentos São na minha voz: 




quarta-feira, 5 de novembro de 2025

O Brasil virou um faroeste

Tudo que aconteceu no Rio de Janeiro no último mês de outubro, são histórias que se repetem ao longo dos anos em terras tupiniquins. A morte é adorada e a vida massacrada como se estivéssemos tratando de um inseto qualquer, lembrando que todos ser vivo é importante para o equilíbrio do planeta.

Todos que cometem crimes devem ser julgados e responsabilizados por isso e não serem eliminados da sociedade sem direito ao arrependimento e à mudança de vida. O perdão divino é infinito, ao mesmo tempo que o julgamento do todo poderoso se baseia em que como julgamos nossos irmãos, por isso não podemos sermos cruéis e ao mesmo tempo esperar bonança. O velho testamento foi substituído pela nova lei que é o amor de Jesus.

O caminho para livrar uma pessoa da cadeia é investimento em educação, esporte, cultura, salários e condição de trabalhos dignos. As "ofertas" do mundo do crime não podem ser mais fáceis e tentadoras do que uma vida baseada na honestidade.

Ser honesto no Brasil não tendo exemplo da classe política é um trabalho hercúleo. Destaco aqui o meu exemplo de viver de salário mínimo por muitos anos tendo que sustentar três pessoas. É trabalho de dia e choro a noite, mas quando se tem uma fé bem fermentada, a esperança cresce todos os dias e mesmo com o desânimo, sabe que algum dia a estrela vai brilhar e a recompensa seja nessa terra ou no céu será grandiosa.

Segue música Saber quem sou (Moana) na minha voz: 



quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Solucionando o futebol de seleções

Eu amo futebol de seleções mais do que de clubes, mas é fato que o futebol como um todo é  sustentado pela força da paixão clubista. Os grandes destaques das seleções surgem nas categorias de base desses clubes e o primeiro sonho de cada criança que ama futebol é jogar pelo clube de coração e posteriormente representar o seu país.
O futebol de seleções com a colaboração das federações podem se resumir em duas grandes datas FIFA. Um mês para que as respectivas Copas de cada continente sejam disputadas e com base nos resultados se darão os classificados para a Copa do Mundo no ano seguinte, independente da quantidade de seleções.
Esse formato deixa o futebol de seleções super atrativo, diminuindo ainda mais os números de amistosos e dando importância para todo jogo, já que nessas eliminatórias, principalmente da América do Sul, tudo foi resolvido muito rápido sem grandes surpresas.
Isso abri espaço para a FIFA fazer uma Copa do Mundo de seleções a cada dois anos ou fazer uma Copa do Mundo de Clubes a cada dois anos, já que o futebol de clubes ganhará por ano mais quatro datas dos meses de março, setembro, outubro e novembro.
E a cereja do bolo seria a união da América do Sul, do Norte e Central para sempre se ter uma Copa América bem recheada.
Segue música Os corações não são iguais na minha voz: