quarta-feira, 5 de novembro de 2025

O Brasil virou um faroeste

Tudo que aconteceu no Rio de Janeiro no último mês de outubro, são histórias que se repetem ao longo dos anos em terras tupiniquins. A morte é adorada e a vida massacrada como se estivéssemos tratando de um inseto qualquer, lembrando que todos ser vivo é importante para o equilíbrio do planeta.

Todos que cometem crimes devem ser julgados e responsabilizados por isso e não serem eliminados da sociedade sem direito ao arrependimento e à mudança de vida. O perdão divino é infinito, ao mesmo tempo que o julgamento do todo poderoso se baseia em que como julgamos nossos irmãos, por isso não podemos sermos cruéis e ao mesmo tempo esperar bonança. O velho testamento foi substituído pela nova lei que é o amor de Jesus.

O caminho para livrar uma pessoa da cadeia é investimento em educação, esporte, cultura, salários e condição de trabalhos dignos. As "ofertas" do mundo do crime não podem ser mais fáceis e tentadoras do que uma vida baseada na honestidade.

Ser honesto no Brasil não tendo exemplo da classe política é um trabalho hercúleo. Destaco aqui o meu exemplo de viver de salário mínimo por muitos anos tendo que sustentar três pessoas. É trabalho de dia e choro a noite, mas quando se tem uma fé bem fermentada, a esperança cresce todos os dias e mesmo com o desânimo, sabe que algum dia a estrela vai brilhar e a recompensa seja nessa terra ou no céu será grandiosa.

Segue música Saber quem sou (Moana) na minha voz: 



quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Solucionando o futebol de seleções

Eu amo futebol de seleções mais do que de clubes, mas é fato que o futebol como um todo é  sustentado pela força da paixão clubista. Os grandes destaques das seleções surgem nas categorias de base desses clubes e o primeiro sonho de cada criança que ama futebol é jogar pelo clube de coração e posteriormente representar o seu país.
O futebol de seleções com a colaboração das federações podem se resumir em duas grandes datas FIFA. Um mês para que as respectivas Copas de cada continente sejam disputadas e com base nos resultados se darão os classificados para a Copa do Mundo no ano seguinte, independente da quantidade de seleções.
Esse formato deixa o futebol de seleções super atrativo, diminuindo ainda mais os números de amistosos e dando importância para todo jogo, já que nessas eliminatórias, principalmente da América do Sul, tudo foi resolvido muito rápido sem grandes surpresas.
Isso abri espaço para a FIFA fazer uma Copa do Mundo de seleções a cada dois anos ou fazer uma Copa do Mundo de Clubes a cada dois anos, já que o futebol de clubes ganhará por ano mais quatro datas dos meses de março, setembro, outubro e novembro.
E a cereja do bolo seria a união da América do Sul, do Norte e Central para sempre se ter uma Copa América bem recheada.
Segue música Os corações não são iguais na minha voz:


quarta-feira, 22 de outubro de 2025

O Brasil sempre um passo atrás

Na atual administração, comandada pela ministra Marina Silva houve uma crescente preocupação com o meio ambiente, aumentando a preservação e também maiores investimentos estrangeiros.

No entanto, a pressão política fez um desmantelamento na lei ambiental e para fechar com chave de ouro, liberaram pesquisas em um ecossistema extremamente sensível e de suma importância para a manutenção da vida principalmente na região Amazônica e por consequência em todo o Brasil.

Apostar em petróleo como matriz energética e econômica para o desenvolvimento de um país que é extremamente favorável para o desenvolvimento e utilização de energias renováveis é de uma falta de inteligência sem tamanho.

Seguindo esse caminho, o país se torna vilão ambiental, perde investimentos e segue dependente das hidrelétricas, ou seja, perde em todos os setores e ainda aumenta a pobreza nessas regiões que tem como base econômica a ligação firme com a natureza. É melhor, por exemplo, fomentar a adoção de placas solares pela população do que simplesmente fazer com que pessoas de baixa renda fiquem isentas de pagar a conta de energia, pois alguém, leia-se todos os pagadores de impostos tem que manter o funcionamento das empresas que mantém o fornecimento da energia elétrica.

Ainda, mais recentemente no estado de São Paulo e como acontece em todo o Brasil, houve inúmeros apagões por conta de temporais. Ora, a degradação ambiental só vai aumentar essas ocasiões e muita gente pode morrer. Parece que a vida de cada ser vivo se tornou meramente ilustrativo.

Reta final da libertadores:

Racing x Flamengo: Flamengo 

LDU x Palmeiras: Palmeiras 

Campeão: Flamengo 

Segue música A força do Amor na minha voz:



quinta-feira, 16 de outubro de 2025

O aperfeiçoamento do VAR

A utilização da tecnologia no futebol sempre rendeu muita discussão porque a maioria não quer que a dinâmica do jogo seja alterada, ou seja, não quer que a emoção do esporte seja perdida. Contudo, estamos falando de uma maior equidade e isonomia na hora da decisão de arbitragem.

Os fatores externos não podem pesar tanto e para isso é que o VAR tem maior efetividade. O fato de se ter a oportunidade de avaliar melhor aquela jogada com um certo grau de tranquilidade aumentaram os acertos, evitando erros claros.

O advento do impedimento semi automático resolveu de uma vez por todas os erros nesse quesito do jogo e o desafio do VAR trouxe a responsabilidade do resultado para quem define que são jogadores e técnicos. Agora não tem mais como colocar a culpa da derrota na arbitragem, já que quem vai definir a revisão de determinado lance ou não é o corpo técnico e a honestidade do jogador, já que erros retiram o número dos desafios.

O último ponto a ser aperfeiçoado é o fato do tempo ser parado no momento desse desafio para que aja tranquilidade em todo o processo, deixando o público também atento ao que está sendo analisado.

Segue música Olha na minha voz:


Outubro Rosa: Mês de prevenção ao câncer de mama. Se proteja fazendo o auto exame e a mamografia.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

O perigo mora nas estradas

O número de mortes no trânsito brasileiro é enorme, principalmente pela falta de preparo que o motorista tem, muitas vezes por andar sem carteira ou simplesmente por não ter tido boas aulas de trânsito.

É muito importante o aumento de lombadas e de radares nas rodovias para haver obrigatoriamente redução de velocidade já que ninguém gosta de perder dinheiro, principalmente com multas. 

Não se pode haver facilidade para que um maior número de pessoas possam estar legalizadas no trânsito. Deve haver em si um processo contrário que cobre das autoescolas uma rigidez maior na qualidade do ensino teórico e prático, deve haver por parte do governo uma fiscalização maior e principalmente que os instrutores tenham qualificação profissional para exercer a função. Qualquer tipo de negligência em todo esse processo é um erro fatal.

Segue música Linda Demais na minha voz:



quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Ganhar clássico ou ser campeão?

Essa é a polêmica mais vazia que existe no futebol, mas é usada como muleta por muitos dirigentes no país, o que demonstra ainda mais à falta de profissionalismo de muitos.

O pior é que essa vitória em clássicos é comemorada por várias pessoas como se fosse um título, mas principalmente em campeonato de pontos corridos, todo jogo tem igual importância.

É claro que ser campeão é muito mais importante que ganhar qualquer clássico e tem um sabor ainda mais especial quando o caminho para o título passa por ter eliminado um adversário de grande proporção. Ainda assim, ficar alimentando rivalidade não só é uma bobeira imensa, como inúmeras vezes ainda alimenta um ódio enraizado na sociedade que mata simplesmente por não gostar do time que o adversário torce, as vezes simplesmente por estar vestindo aquele uniforme do clube no cotidiano.

Ainda é tempo de retomar a lucidez e se fazer campanhas intensas e diárias contra esse mal que atinge todos, sem nenhuma exceção. Temos que criar a cultura de torcer como divertimento, sem colocar peso, algo simplesmente leve como um entretenimento que une as famílias.

Segue música Pelos Prados e Campinas na minha voz: 




quarta-feira, 17 de setembro de 2025

A justiça foi feita!

Aqui não se trata de uma visão de esquerda, direita ou centro, não se trata do fanatismo e polarização que se propagaram na sociedade brasileira. Se trata de um político que escolheu o caminho inequívoco de se achar maior do que qualquer coisa, se trata da arrogância de que nada o atingiria, se trata de desqualificar e fazer pouco caso com deboche do povo e da justiça brasileira.

Bolsonaro escolheu o caminho do ódio, do falso cristão, de menosprezar a dor alheia. Escolheu o caminho da morte e levou junto milhares com suas piadas sadicas, tratando a vida e a liberdade como um nada. Deixou um vácuo no coração de inúmeras pessoas.

Atacando a democracia, exaltou torturadores feriu o coração de um povo que lutou tanto por ser livre. Infelizmente o peso do seu desgoverno seguirá impregnado na sociedade, pois muitos desacreditaram da vacina, criaram rivalidades dentro da própria família e quando a mágoa cresce, o amor se esvazia.

Sempre há o caminho do arrependimento, mas o fanatismo implantado corrói toda a sanidade e a esperança de um futuro melhor. É triste testemunhar quantas pessoas se foram e mesmo assim, muitos defendem essa necrose criada por ele.

Viva a democracia! Viva a vida! 

Segue música Estrelinha na minha voz: