O futebol é o esporte mais popular do Brasil, mas não em todos os estados que ele vive sua melhor fase. No Espírito Santo quando se fala desse assunto o que é mais elogiado é a arbitragem que de vez em quando apita jogos da série A, mas geralmente arbitra na B.
Os times sofrem com a falta de patrocínio e estrutura tanto que a maioria dos clubes que disputam a Série D tem que utilizar o Kleber Andrade que fica em Cariacica sendo que muitas vezes os times são de outros municípios que não é tão perto de lá e aí o preço com as viagens se torna mais caro e o cansaço dos jogadores só aumenta.
Há muito tempo que não se tem um time do estado na terceira divisão e na primeira divisão divisão já não aparece um desde a década de 80 e também clubes tradicionais como o Rio Branco e a Despotiva estão em uma fase muito ruim.
Um dos maiores sintomas de que a situação é muito crítica é o caso do São Mateus que tem uma folha salarial de 15.00 reais ao mês e está ameaçando deixar o campeonato do estado porque não tem dinheiro para fazer as viagens e isso acarretaria a ficar dois anos sem disputar competição nenhuma o que leva a aumentar o número de desempregados no país.
Essa situação demonstra que esse esporte não é só glamour com times e jogadores milionários, pois há também aqueles que ganham muitas vezes um salário minimo e ainda tem que dividir a função de jogador com outro trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário